Sobre o projeto

A Iniciativa Dados Abertos SC tem por objetivo aprimorar a transparência e promover a abertura de dados no âmbito do Estado de Santa Catarina, conforme os princípios de governo aberto, visando a disseminação de informações de interesse público, bem como a melhoria da qualidade dos serviços disponibilizados, de forma a contribuir para a melhoria da transparência e do controle social.

Sobre a plataforma

Como plataforma tecnológica para promoção da abertura de dados o Estado de Santa Catarina optou pela utilização do CKAN. Desenvolvido de forma colaborativa pela Open Knowledge Foundation - OKF, é um poderoso sistema de gerenciamento de dados que fornece ferramentas para simplificar o processo de publicação, compartilhamento e uso de dados.

A escolha do CKAN se deu pelo fato de ser um software livre, de código aberto e codificado em Python, uma linguagem livre para uso e distribuição bastante utilizada para projetos de big data e data analytics. A plataforma já possui embarcada banco de dados para controle de dados e metadados, motor de busca, API disponível bem como outras funcionalidades e diversos repositórios disponíveis no GITHUB. Além disso, é uma plataforma já bastante utilizada por diversos governos, dentre eles o Governo Federal, a União Européia e países como México, Austrália, Suíça, Argentina, entre outros. Ou seja, o CKAN é uma plataforma consolidada por governos ao redor do mundo para disponibilização de dados em formato aberto.

Sobre a equipe

O Portal de Dados Abertos é mantido pela Controladoria-Geral do Estado, por meio da equipe da Gerência de Transparência e Dados Abertos, da Ouvidoria-Geral do Estado. Contato: gedad@cge.sc.gov.br | (48) 3665-2406 | Site da CGE/SC | Instagram da CGE/SC

Portal da Transparência do Governo do Estado