Programa SC Governo Aberto

A Parceria para Governo Aberto - ou OGP (do inglês Open Government Partnership) - é uma iniciativa internacional que une governos, cidadãos, organizações da sociedade civil, universidades e setor privado para promover governos mais transparentes, participativos, responsáveis e responsivos.

Em 2020, o Estado de Santa Catarina participou do processo seletivo promovido pela OGP para ocupar uma das 50 vagas oferecidas para entes subnacionais do mundo inteiro, decorrentes da expansão do “Programa OGP Local”.

A inscrição do estado foi coordenada pela Controladoria Geral do Estado - CGE, Secretaria Executiva de Integridade e Governança - SIG e Secretaria Executiva de Articulação Internacional - SAI, contou com o endosso de duas organizações da sociedade civil - Observatório Social de Santa Catarina e Grupo de Pesquisa Politeia da UDESC - e, principalmente, teve o suporte e comprometimento do Governador do Estado.

Com o êxito no processo seletivo, ao tornar-se membro da OGP, o Estado de Santa Catarina tornou-se o primeiro estado brasileiro a fazer parte da iniciativa internacional, assim nascendo o Programa SC Governo Aberto.

Este importante marco para o estado foi alcançado com base em seu histórico de iniciativas de abertura de governo e no contexto propício ao desenvolvimento de um Plano de Ação, dada a consistência das organizações sociais existentes.

Aqui você encontra os dados e documentos produzidos no âmbito do Programa SC Governo Aberto.

Dados e recursos

Informações Adicionais

Campo Valor
Última Atualização 2 de Dezembro de 2021, 15:52 (BRST)
Criado 17 de Junho de 2021, 19:03 (BRT)